Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/04/2009 as 12:00am

Obama vai publicar documentos polêmicos sobre terrorismo na era Bush

O governo do presidente americano Barack Obama anunciou nesta quinta-feira (16/4) que quatro memorandos secretos que serviram de base jurídica para as práticas controvertidas da administração Bush

 

O governo do presidente americano Barack Obama anunciou nesta quinta-feira (16/4) que quatro memorandos secretos que serviram de base jurídica para as práticas controvertidas da administração Bush em matéria de luta contra o terrorismo serão publicados, mas ressaltou que algumas partes serão censuradas.

Os documentos serão publicados pelo ministério da Justiça, anunciou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, aos jornalistas, a bordo do avião presidencial Air Force One, que pousou agora ontem (quinta) na Cidade do México.

Segundo Gibbs, a publicação foi decidida depois de uma decisão de justiça tomada por um tribunal da Califórnia.

O porta-voz destacou que Obama fará uma declaração para explicar a decisão. Os memorandos podem mostrar, por exemplo, que a administração de George W. Bush previu uma argumentação jurídica para que os detentos de Guantánamo não se beneficiem das Convenções de Genebra, ou que alguns métodos de interrogatório não possam ser comparados à tortura.

Dois dias depois de sua posse, Barack Obama assinou dois decretos ordenando o fechamento da prisão de Guantánamo e o fim das técnicas de interrogatório controvertidas.

Fonte: (Da redação)

Top News