Publicado em 9/10/2009 as 12:00am

Obama se diz ''honrado' com sua escolha para o Nobel da Paz 2009

Presidente foi escolhido nesta sexta-feira (9) pelo comitê norueguês. Ele disse encarar prêmio como 'chamado' à cooperação mundial.


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (9) que ficou surpreso e honrado com sua escolha para o Nobel da Paz.

 Obama foi anunciado pelo Comitê Nobel como ganhador do prêmio por conta de seus esforços diplomáticos pela não-proliferação nuclear e pela paz.

O prêmio foi anunciado às 5h de Washington (6h de Brasília) e parece ter pego a Casa Branca de surpresa. No final da manhã, Obama fez um pronunciamento curto sobre a honraria, nos jardins da Casa Branca.

O democrata afirmou que não acredita que merece o prêmio, mas vai aceitá-lo como um "chamado à ação" para que todas as nações enfrentem desafios como a questão climática, a proliferação nuclear e os conflitos.


"Eu não vejo isso como um reconhecimento de minhas próprias realizações, mas sim como uma afirmação da liderança norte-americana em prol das aspirações dos povos de todas as nações", disse Obama.

"Para ser honesto, não acho que mereça estar na companhia de tantas figuras que transformaram o mundo", acrescentou em tom sério.

"Mas também sei que este prêmio reflete o tipo de mundo que esses homens e mulheres, e que todos os americanos, querem construir". 

O presidente americano disse entender que o prêmio nem sempre é dado para pessoas ou instituições que atingiram objetivos, mas também para "dar impulso" a processos.

Fonte: (G1)