Publicado em 14/12/2009 as 12:00am

Martha Coakley vence e será candidata democrata por cadeira no senado

A Procuradora ? Geral de Massachusetts, Martha Coakley, foi a escolhida em eleições prévias nessa terça ? feira (08) , para ser a candidata democrata para substituir o falecido senador Ted Kennedy, morto em Agosto passado de câncer cerebral

 

A Procuradora – Geral de Massachusetts, Martha Coakley,  foi a escolhida em eleições prévias nessa terça – feira (08) , para ser a candidata democrata para substituir o falecido senador Ted Kennedy, morto em Agosto passado de câncer cerebral.

Ela disputará no próximo mês, a cadeira do senado deixada por Kennedy, com o escolhido pelo partido republicano, Scott Brown. A vitória de Coakley foi o primeiro passo para se tornar a primeira senadora mulher de Massachusetts, um estado conhecido por suas políticas liberais.

O candidato republicano enfrentará uma disputa num estado de maioria democrata e com Coakley em alta popularidade.  Coakley ganhou com  47% dos votos, seguida do ex-prefeito de Somerville, Michael Capuano( 28%) ,  pelo ativista comunitário Alan Khazei ( 13%) e pelo co-proprietário do Boston Celtics, Stephen Pagliuca ( 12%).

Ted Kennedy morreu em 25 de Agosto desse ano, após não resistir à um câncer cerebral. Ele permaneceu como senador por 47 anos,  se tornando um ícone do partido democrata. A eleição que decidirá o substituto de Ted Kennedy será no dia 19 de Janeiro.

Posicionamento pró-imigrante

Martha  Coakley já deu diversas declarações públicas de seu posicionamento pró-imigrante. Em declaração exclusiva ao BT há algumas semanas ela disse :

 “ Para aqueles que tem vivido nesse país por anos, cumprindo a lei, pagando seus impostos e contribuindo para a sociedade, eu apoio um caminho responsável para a cidadania desses imigrantes. A Reforma Imigratória já passou da hora de acontecer. Nós precisamos de uma política que faça algum sentido para essas milhões de pessoas que estão estagnadas em seus status quo”

Fonte: (Da redação)