Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/10/2011 as 12:00am

Combatentes líbios capturam ditador Muammar Gaddafi em Sirte

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi capturado em Sirte, afirmaram autoridades do governo interino do país. Ainda não há como confirmar se o ex-líder do país está vivo ou morto. Alguns relatos dizem que Gaddafi está ferido, mas ainda vivo, enquanto ou

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi capturado em Sirte, afirmaram autoridades do governo interino do país. Ainda não há como confirmar se o ex-líder do país está vivo ou morto. Alguns relatos dizem que Gaddafi está ferido, mas ainda vivo, enquanto outros afirmam que o ditador morreu após confronto. Estados Unidos e Otan não confirmam a captura

O líder militar do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Hakim Belhaj, afirmou em entrevista à TV Al Jazeera que Gaddafi foi morto e que seu corpo estaria sendo levado a um local secreto.

A morte de Gaddafi também foi confirmada pelo comandante Abdel-Basit Haroun, também do CNT, que afirmou que o ex-líder foi morto em um ataque aéreo da Otan a um comboio que tentava deixar Sirte.

O porta-voz do CNT em Misrata, Abdullah Berrassali, também confirma a morte de Gaddafi.

Outras fontes como o Conselho Militar de Misrata e o líder Abdel Majid, do CNT, apenas afirmam que o ex-ditador está ferido.

“Ele foi capturado e está ferido nas duas pernas”, afirmou Abdel Majid, um dos líderes do Conselho Nacional de Transição, à agência Reuters. “Gaddafi foi levado por uma ambulância”, acrescentou.

No entanto, o site de uma televisão pró-Gaddafi, a Al-Libya, negou nesta quinta-feira "a captura ou a morte" do líder deposto.

"As informações espalhadas pelos lacaios da Otan sobre a captura ou a morte do irmão dirigente Muammar Gaddafi não têm fundamento", indicou a televisão, afirmando que ele goza de "bom estado de saúde".

Segundo o depoimento de um rebelde líbio para a agência Reuters, Gaddafi estava escondido em um buraco em Sirte e quando foi encontrado começou a gritar "não atirem, não atirem".

A Otan afirmou que está checando os relatos sobre a captura de Gaddafi e que ainda não confirma as informações.

O governo dos Estados Unidos também informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia de Gaddafi tenha sido capturado ou morto.

A informação da captura do ex-ditador foi divulgada logo após a tomada de Sirte, cidade natal de Gaddafi e último reduto de forças leais a ele, pelos rebeldes líbios.

O Conselho Nacional de Transição também informou que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Younus Jabr, foi morto em Sirte. O médico Abdou Raouf afirmou ter "identificado o corpo de Jabr", levado na manhã desta quinta-feira para o hospital de campanha da cidade.

Fonte: UOL.COM.BR

Top News