Publicado em 25/03/2012 as 12:00am

Bento XVI usa sombrero mexicano durante missa no México

Bento XVI usa sombrero mexicano durante missa no México


O papa Bento XVI se deixou seduzir pela simpatia do povo mexicano e aceitou colocar um sombrero neste domingo quando andava de papamóvel a caminho do altar onde realizou uma missa em Silao, centro do México.

Sorridente, o Papa pegou o sombrero entregue por um fiel na eucaristia e o usou durante o percurso de vários metros, tirando o acessório quando chegou ao altar.


"Bento irmão, já é mexicano", gritavam durante sua passagem alguns fiéis participantes da missa, estimados em mais de 350.000, segundo um cálculo preliminar de uma fonte eclesiástica responsável pela organização.

Os organizadores da visita que Bento XVI realiza em México e Cuba, para onde seguirá na segunda-feira, anunciaram que entre os objetos que seriam dados ao Papa estava um sombrero igual aos utilizados pelos músicos "mariachis".

Mas poucos contavam que o Papa, conhecido por um estilo menos efusivo que seu antecessor João Paulo II, o utilizaria.

Bento XVI, que completará 85 anos em abril, mostrou-se afável e simpático às múltiplas manifestações de carinho que recebeu neste domingo, quando durante sua passagem escutava não apenas aplausos, mas também canções e as populares rimas para animá-lo.

Segundo a Arquidiocese de León, 400 km a noroeste da Cidade do México, a ampla lista de presentes recebidos pelo Papa incluía três sombreros típicos bordados com fios de ouro no povoado de San Francisco del Rincón.

Um grupo de empresários do setor de calçados ofereceu seis pares de sapatos vermelhos especialmente desenhados para o Papa.

De sua parte, o Pontífice - segundo confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi - doou um par de sapatos que utiliza nesta primeira viagem ao México para ser exibido em um museu de sapatos local.

A região de Guanajuato é um dos maiores centros de produção de sapatos do México.

Fonte: (DA UOL)