Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/08/2012 as 12:00am

Rebeldes sírios afirmam controlar dois terços de Aleppo

Os rebeldes sírios controlam quase dois terços de Aleppo, segunda maior cidade do país, onde acontece uma batalha decisiva para o regime, afirmou à AFP o chefe do conselho militar rebelde da província, um anúncio desmentido por uma fonte dos serviços de s

Os rebeldes sírios controlam quase dois terços de Aleppo, segunda maior cidade do país, onde acontece uma batalha decisiva para o regime, afirmou à AFP o chefe do conselho militar rebelde da província, um anúncio desmentido por uma fonte dos serviços de segurança.

"Controlamos na atualidade mais de 60% da cidade de Alepo. Cada dia controlamos mais bairros", afirmou o coronel Abdel Jabbar al-Oqaidi, entrevistado por telefone pela AFP.

"Cada vez que controlamos um bairro, o Exército responde com bombardeios", explicou.

"Isto é totalmente falso", reagiu uma fonte dos serviços de segurança sírios.

"Não são os terroristas que avançam, é o Exército que progride lentamente. Os grupos terroristas saem de vez em quando dos bairros que controlam para fazer incursões em outras partes da cidade para afirmar que controlam uma rua em algum lugar e depois voltam rapidamente a seus refúgios", afirmou à AFP.

As autoridades sírias chamam de terroristas os rebeldes que pegaram em armas para combater o regime de Bashar al-Assad.

O coronel Oqaidi citou mais de 30 bairros sob controle dos rebeldes, incluindo Saif al-Dawla, Bustan al-Kasr, Mashad, Ansari e Firdus, Sukari (sudoeste), Shar, Hanano e Sakhur (leste), Bustan al-Basha (nordeste), Sheikh Said e Firdus (sul) e Kalase (centro-sul).

Ele disse ainda que o emblemático bairro de Salahedin, oeste, está controlado em 50% pelos insurgentes. Disse também que um bairro do centro, Al-Tilal, também está sob controle rebelde.

De acordo com Oqaidi, os moradores de Aleppo ajudam os rebeldes, com água e comida.

"O povo está conosco. Como poderíamos aguentar durante um mês?", disse o coronel.

Fonte: uol.com.br

Top News