Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2013 as 12:00am

Obama toma posse oficial para segundo mandato

Presidente americano prestou juramento em cerimônia privada ao lado da mulher e das filhas. Na segunda-feira, haverá um evento público em frente ao Capitólio

Presidente americano prestou juramento em cerimônia privada ao lado da mulher e das filhas. Na segunda-feira, haverá um evento público em frente ao Capitólio

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomou posse oficialmente para seu segundo mandato neste domingo (20), em uma cerimônia pequena e privada no Salão Azul da Casa Branca, ao lado da primeira-dama Michelle Obama das filhas Sasha e Malia. Com a mão sobre a Bíblia, Obama prometeu "preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".

O presidente da Suprema Corte do país, John Roberts, administrou o juramento de posse do presidente, repetindo o papel que exerceu em 2009, quando Obama se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

A posse de Obama, acompanhada por sua família, atendeu à exigência constitucional de que o juramento fosse feito no dia 20 de janeiro. Obama tomará posse outra vez na segunda-feira (21) durante evento em que fará um discurso público em frente no Capitólio, sede do Congresso dos EUA, na capital Washington.

O vice-presidente Joe Biden também foi empossado para um segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial, Às 11 horas (horário de Brasília). Mais cedo, Obama e Biden depositaram uma coroa de flores no Cemitério Nacional de Arlington. Antes de fazer o juramento, Obama e sua família assistiram a uma missa.

De acordo com uma pesquisa da Pew Research Center for the People & the Press, cada vez mais os americanos estão vendo o presidente como um líder forte, alguém que defende suas convicções e é capaz de fazer o que é necessário. Na pesquisa, Obama aparece com 52% de índice de aprovação – um dos mais que teve. Obama atingiu o ápice de aprovação de 59% após se recuperar de uma baixa de 50% durante campanha de 2012 contra o republicano Mitt Romney.

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro de 2012 com 303 votos dos 538 do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. Com o lema de campanha Four More Years! (Mais Quatro Anos!), Obama prometeu que o segundo mandato concluiria a recuperação econômica do país.

Fonte: Brazilian Times

Top News