Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/04/2013 as 12:00am

EUA e China dizem que península coreana deve ser desnuclearizada

Afirmação foi feita por John Kerry e diplomatas chineses, em Pequim. Regime norte-coreano ameaça atacar EUA, Coreia do Sul e Japão.

Os EUA e a China concordaram em fazer um esforço mútuo para que a península coreana seja desnuclearizada pacificamente, informaram diplomatas de ambos os países, segundo a agência de notícias Reuters. Os comentários sobre a situação de tensão na região foram feitos durante um encontro entre secretário de Estado americano, John Kerry, e autoridades chinesas em Pequim neste sábado (13).

Kerry tenta convencer a China a fazer mais pressão sobre a Coreia do Norte, que elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.

Capacidade nuclear
A Casa Branca havia afirmado nesta sexta-feira que a Coreia do Norte não demonstra "capacidade" para obter um míssil armado nuclearmente. A afirmação ocorreu um dia após o vazamento de um relatório da inteligência militar americana que afirmava com "moderada confiança" que o regime de Pyongyang podia contar com armamento nuclear.

"Não há dúvidas de que esta é uma situação que requer que os Estados Unidos tomem todas as medidas necessárias prudentes. Isso é o que temos feito", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney, ecoandou outras autoridades federais que minimizaram o relatório.

O Pentágono comentou o teor do relatório afirmando ser "inexata" a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu um míssil com capacidade nuclear.

Fonte: www.globo.com

Top News