Publicado em 14/04/2013 as 12:00am

Venezuela vai às urnas para eleger sucessor de Hugo Chávez

Herdeiro político de Chávez aparece como ganhador nas pesquisas. Mas diferença com o opositor Henrique Capriles tem diminuído.


Quase 19 milhões de venezuelanos irão às urnas neste domingo (14) eleger o sucessor do ex-presidente Hugo Chávez, que governou o país nos últimos 14 anos e morreu em março vítima de um câncer. Sob sua sombra constante, o herdeiro político e presidente interino Nicolás Maduro briga contra um opositor cada vez mais forte. Segundo as últimas pesquisas de opinião, Henrique Capriles aparece em segundo lugar por sete pontos.

O sucessor de Chávez, que governará até 2019, enfrentará o árduo desafio de reativar uma economia que começa a naufragar e de administrar uma profunda polarização social, depois de tanos anos de poder nas mãos de um líder tão carismático quanto controvertido.

A campanha eleitoral dos dois candidatos foi movida pela emoção, com o presidente interino usando e abusando da aura mística do falecido morto e com o líder opositor declarando-se numa 'cruzada entre o bem e o mal'.

Fonte: www.globo.com