Publicado em 13/05/2013 as 12:00am

EUA e Coreia do Sul iniciam manobras com navio nuclear

Porta-aviões americano USS Nimitz está na Coreia do Sul para treinamento. Norte considerou a chegada da frota 'uma grave provocação militar'.


A Coreia do Sul e as forças dos Estados Unidos, lideradas pelo porta-aviões de capacidade nuclear 'USS Nimitz', iniciaram nesta segunda-feira (13) exercícios navais conjuntos, apesar dos protestos da Coreia do Norte, que considera as manobras uma provocação e um preparativo para a guerra.

Os dois dias de exercícios começaram com a saída do 'Nimitz', um dos maiores navios de guerra do mundo, que zarpou do porto sul-coreano de Busan.

"As operações incluem operações de voo integradas, eventos de defesa aérea, exercícios de guerra de superfície, manobras navais de precisão e encontros de oficiais", afirma um comunicado da Marinha americana.

O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia considerou a chegada da frota americana "uma grave provocação militar".

De acordo com um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA, a manobra naval conjunta é uma "chantagem sem sentido que demonstra que a tentativa de invasão atingiu um nível extremamente imprudente."

A península coreana viveu uma escalada de tensão após o lançamento em dezembro de um foguete considerado por Seul e seus aliados como um míssil balístico, seguido de um terceiro teste nuclear em fevereiro e de sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Pyongyang ameaçou com uma guerra nuclear e chegou a enviar mísseis de alcances variáveis a suas costas.

Fonte: www.globo.com