Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/05/2013 as 12:00am

Kerry se reúne com israelenses e palestinos para retomar diálogo

Secretário de Estado visitou Israel pela 4ª vez em quatro meses no cargo. Negociações de paz foram suspensas no fim de 2010.


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, manteve conversações separadas com autoridades israelenses e palestinas nesta quinta-feira (23) e reconheceu que havia ceticismo considerável de que os dois lados retomarão as negociações de paz.

Não havia sinais de qualquer avanço. Kerry visitou Israel pela quarta vez em seus quatro meses no cargo para tentar retomar o processo de paz que está paralisado há mais de dois anos.

As negociações israelo-palestinianas foram suspensas no fim de 2010 em meio à disputa sobre a construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada, território que os palestinos querem como parte de seu futuro Estado.

"Eu conheço esta região bem o suficiente para saber que existe ceticismo. Em alguns bairros há cinismo e há razões para isso. Houve anos amargos de decepção", disse Kerry, enquanto ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, posavam para fotos.

"É nossa esperança que, sendo metódico, cuidadoso, paciente, mas detalhado e tenaz, possamos traçar um caminho que possa concebivelmente surpreender as pessoas, mas certamente esgotar as possibilidades de paz".

Kerry se encontrou com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para almoço em Ramallah, na Cisjordânia, e voltou a Jerusalém para ver o presidente de Israel, Shimon Peres. Na sexta-feira, ele toma café da manhã com Netanyahu.

Fonte: www.globo.com

Top News