Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/06/2013 as 12:00am

Secretário de Justiça dos EUA diz que Snowden prestará contas à Justiça

Secretário de Justiça dos EUA diz que Snowden prestará contas à Justiça

Dublin, 14 jun (EFE).- O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, afirmou nesta sexta-feira que Edward Snowden, responsável pelo vazamento da existência de programas de vigilância secretos, "prestará contas" para os tribunais de seu país.

Holder fez as declarações ao fim de uma reunião bilateral organizada em Dublin para abordar assuntos relacionados à área de segurança entre os EUA e a União Europeia (UE).

Ao ser perguntado pelo paradeiro de Snowden, o secretário se limitou a lembrar que as autoridades abriram uma investigação penal com o objetivo "torná-lo responsável".

"Os vazamentos são extremamente prejudiciais. Como resultado, se pôs em perigo a segurança nacional, a segurança da cidadania americana, das pessoas que residem em países aliados", argumentou Holder.

"Estou convencido que o responsável terá que dar conta de seus atos perante os tribunais", afirmou.

Snowden revelou ao jornal britânico "The Guardian" e ao americano "The Washington Post" que a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o FBI têm acesso a milhões de registros telefônicos amparados pela Lei Patriota, aprovada após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Posteriormente, os periódicos revelaram um programa secreto conhecido como PRISM, que permite à NSA ingressar diretamente nos servidores de nove das maiores empresas de internet americanas.

O analista em tecnologia, que em princípio manteve o anonimato, reivindicou no domingo passado a autoria do vazamento em Hong Kong, onde se encontra desde 20 de maio.

Fonte: www.uol.com

Top News