Publicado em 21/06/2013 as 12:00am

Ban diz que 115 milhões de viúvas vivem na pobreza

Ban diz que 115 milhões de viúvas vivem na pobreza


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que 115 milhões de viúvas vivem na pobreza e 81 milhões sofrem algum tipo de abuso físico.

A declaração marca o Dia Internacional da Viúva, nesta sexta-feira.

Direitos

Segundo o chefe da ONU, nenhuma mulher deveria perder seus direitos quando ela não tem mais o marido. Ele disse que as jovens que casam com homens muito mais velhos estão numa situação mais vulnerável.

Ban fez um apelo para que se use o Dia Internacional das Viúvas na defesa dos direitos dessas mulheres. O objetivo é que elas possam ter uma vida melhor atingindo seu potencial máximo e contribuir para o mundo.

Data

Em 2010, a Assembleia Geral da ONU adotou formalmente 23 de junho como o Dia Internacional da Viúva, através de uma proposta apresentada pelo presidente do Gabão. A primeira celebração oficial ocorreu no ano seguinte.

A resolução pediu aos países das Nações Unidas e organizações regionais e internacionais, que dessem atenção especial à situação das viúvas e suas crianças.

Segundo a ONU, as viúvas não constam nas estatísticas, não são analisadas pelos pesquisadores e são ignoradas pela sociedade civil, o que as tornam, de fato, invisíveis.

As Nações Unidas alertam que os abusos cometidos contra as viúvas e seus filhos constituem uma das mais sérias violações dos direitos humanos e um obstáculo ao desenvolvimento.

Além da pobreza extrema, milhões de viúvas têm de lidar com a violência, a falta de abrigo, problemas de saúde e a discriminação.

Fonte: www.uol.com