Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/06/2013 as 12:00am

Brahimi vê atraso em conversas sobre a Síria e apela a grandes potências

Brahimi vê atraso em conversas sobre a Síria e apela a grandes potências


GENEBRA, 25 Jun (Reuters) - O mediador internacional Lakhdar Brahimi disse nesta terça-feira que era improvável que uma conferência para terminar a guerra na Síria acontecesse em julho como ele esperava, e pediu aos Estados Unidos e à Rússia que ajudassem a conter o conflito.

Brahimi falou com repórteres em Genebra, antes das conversas com autoridades sêniores norte-americanas e russas. Ele disse esperar que essas conversas fossem "construtivas", mas que era improvável que resolvessem todas as questões relacionadas à convocação de uma conferência sobre o futuro da Síria.

"Francamente, duvido que a conferência aconteça em julho. A oposição tem seu próximo encontro em 4-5 de julho. Então, não acho que eles estarão prontos", disse Brahimi.

"Espero muito que os governos da região e as grandes potências - principalmente, os Estados Unidos e a Rússia - ajam para conter essa situação que está saindo do controle, não apenas na Síria, mas também na região".

Brahimi, Representante Especial Conjunto da Organização das Nações Unidas e da Liga Árabe, expressou uma grande preocupação com a erupção de violência no Líbano desde o início do conflito sírio, em 2011.

"Os eventos na cidade de Sidon, no Líbano, ontem, onde mais de 50 pessoas foram mortas, são um grave lembrete a todos dos riscos do conflito na Síria atravessar fronteiras para os países vizinhos", disse.

Brahimi teve uma rodada prévia de conversas preparatórias com autoridades russas e norte-americanas em 5 de junho, depois das quais disse ter esperança de que a conferência proposta sobre a Síria acontecesse em julho.

Fonte: www.uol.com

Top News