Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/09/2013 as 12:00am

Colômbia diz que diálogo de paz com Farc está em momento decisivo

Colômbia diz que diálogo de paz com Farc está em momento decisivo

Bogotá, 8 set (EFE).- O chefe da delegação do governo colombiano nos diálogos com as Farc em Havana, Humberto de la Calle, afirmou neste domingo que as conversas estão em um momento "especial e que se aproxima o momento da tomada de decisões".

La Calle fez estas declarações após uma reunião que qualificou como "muito importante" com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na Casa de Hóspedes Ilustres da cidade caribenha de Cartagena de Índias, antes de partir para Havana para o 14º ciclo de diálogos que começa na segunda-feira.

"Achamos que é um momento especial na fase de diálogos entre governo e guerrilha em Havana. Tocamos os pontos mais importantes, os mais críticos, recebemos detalhadamente instruções do presidente", disse o líder negociador em breve discurso.

O presidente e os membros da delegação do governo nos diálogos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram uma revisão "panorâmica de todos os pontos da agenda" estipulada pelas partes.

"Nosso propósito é recomeçar amanhã as conversas com um impulso a fundo, especialmente com os temas críticos. Eu acho que esta chegando o momento da tomada de decisões", afirmou, que foi vice-presidente entre 1994 e 1996, durante o governo do liberal Ernesto Samper.

La Calle reforçou que o governo está em Havana "para terminar o conflito, não para ajudar o terrorismo, como dizem alguns", em alusão às críticas dos opositores à forma que o processo de paz que começou em novembro de 2012.

"Temos realmente a expectativa que chegue o momento de pôr fim ao confronto", acrescentou, antes de lembrar que o propósito destas conversas são superar o conflito armado interno e construir "uma Colômbia mais aberta em democracia".

Fonte: www.uol.com

Top News