Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/09/2013 as 12:00am

Cientistas relacionam células imunológicas com risco de câncer de mama

Cientistas relacionam células imunológicas com risco de câncer de mama


Os macrófagos, células do sistema imunológico, tem sua capacidade de defesa diminuída durante o ciclo menstrual das mulheres o que aumenta as possibilidades de se contrair câncer de mama, afirma um estudo divulgado nesta sexta-feira (20), na Austrália.

Testes com ratos de laboratório realizados por pesquisadores da Universidade de Adelaide revelaram que os macrófagos que se encontram nas mamas mudam sua função durante o ciclo menstrual.

"O que descobrimos é que nesse momento (da menstruação), a imunidade fica mais baixa. Devido à importância dos macrófagos para o funcionamento dos tecidos da mama, estes na realidade aumentam as probabilidades de que as células cancerígenas não sejam detectadas", disse uma das pesquisadoras, Wendy Ingmar.

"Agora que identificamos esta janela de risco, o que nos resta saber é se podemos fechá-la e como prevenir que as mulheres contraiam câncer de mama", acrescentou a cientista em entrevista à emissora ABC.

Em julho, outra pesquisa da Universidade de Adelaide descobriu que a falta de macrófagos no sistema reprodutivo feminino pode ser a razão da infertilidade em algumas mulheres.

Fonte: www.uol.com

Top News