Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/09/2013 as 12:00am

Em eleições, curdos iraquianos buscam maior autonomia de Bagdá

Em eleições, curdos iraquianos buscam maior autonomia de Bagdá


ARBIL, Iraque, 21 Set (Reuters) - Os curdos iraquianos votaram neste sábado por um novo parlamento, que segundo analistas deve liderar a região produtora de petróleo em um caminho para uma maior autonomia de Bagdá.

Governantes da região, em desacordo com o governo central sobre o controle das reservas de petróleo, têm enfurecido Bagdá ao negociar seus próprios negócios com grandes empresas de petróleo.

As eleições acontecem ao mesmo tempo em que trabalhadores constroem a reta final de um duto de vai do Curdistão até a Turquia --uma rota de exportação que poderia tornar o governo curdo financeiramente auto-suficiente e lhe dar força para buscar maiores concessões de Bagdá.

"Os riscos estratégicos estão extraordinariamente altos", disse Ramzy Mardini, do Instituto Iraquiano de Estudos Estratégicos, em Beirute.

"O governo 2013-2017 em Arbil será responsável pelas mais importantes decisões para os curdos iraquianos em um quarto de século."

Aeroportos foram fechados no sábado e foi imposta uma suspensão das viagens entre as cidades nas três províncias que compõem a região curda, por razões de segurança.

Pelo menos duas pessoas foram mortas por balas disparadas para o ar durante um mês de agitadas campanhas eleitorais. Bandeiras enfeitavam as ruas e cartazes de aspirantes a parlamentares estampavam quase todas as paredes.

Fonte: www.uol.com

Top News