Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/10/2013 as 12:00am

Príncipe Felipe pede por união espanhola em evento nacional

Príncipe Felipe pede por união espanhola em evento nacional


MADRI, 12 Out (Reuters) - O príncipe Felipe tomou o lugar de seu pai, que está doente, em um desfile do Dia Nacional em Madri neste sábado e pediu pela unidade espanhola, conforme milhares marcharam contra a independência da Catalunha, em Barcelona.

O Rei Juan Carlos, de 75 anos, está se recuperando de uma cirurgia, sua quinta operação em dois anos, e não foi ao evento anual pela primeira vez conforme crescem as expectativas de que seu filho deve assumir o trono logo.

A parada, que não tem mais sobrevoos, paraquedistas e veículos armados nos últimos anos como parte de uma onda de austeridade em meio a uma profunda recessão econômica, durou cerca de uma hora e passou pelo centro da capital espanhola.

"Este é um dia para celebrar aquilo que nos une, lembrar da nossa história de valor, tudo o que temos conseguido juntos e reafirmamos nosso compromisso com o futuro", disse o príncipe Felipe, de 45 anos, durante o tradicional brinde após a marcha.

Enquanto isso, na Catalunha, onde os pedidos de independência vêm crescendo à medida que a crise econômica força cortes de gastos profundos e alimenta o descontentamento, milhares se juntaram ao desfile do Dia Nacional acenando bandeiras da Espanha e da Catalunha.

Em 11 de setembro, dia nacional da Catalunha, centenas de milhares de catalães deram as mãos em 400 quilômetros de uma corrente humana em toda a região para pressionar o governo espanhol a deixá-los votar sobre uma ruptura e formação de um país independente.

Fonte: www.uol.com

Top News