Publicado em 26/10/2013 as 12:00am

Milícia curda toma controle de passagem na fronteira entre Síria

Milícia curda toma controle de passagem na fronteira entre Síria e Iraque


Após intensos combates contra grupos extremistas islâmicos, milicianos curdos tomaram neste sábado (26/10) o controle da passagem fronteiriça de Al Yarbia, situada entre a Síria e o Iraque,  de acordo com informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos.  

Leia também:
Academia oferece treinamento militar a crianças e turistas em Israel

Combatentes das chamadas Unidades de Proteção do Povo Curdo controlam, além dessa passagem fronteiriça, a cidade de Al Yarbia e de outras localidades nos arredores, que estavam anteriormente nas mãos dos insurgentes.  

O conflito entre curdos e grupos vinculados à Al Qaeda, como a Frente al Nusra e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, já dura três dias e deixou mortos em ambos os lados, afirmou o Observatório, que não tem números exatos dos feridos.   

O posto fronteiriço de Al Yarbia, por onde passam armas e combatentes, é estratégico para os curdos da Síria, que têm apoio de seus aliados iraquianos no norte do país, o Curdistão, enquanto os jihadistas na Síria se relacionam com grupos similares que atuam no Iraque.  

Durante a semana, a Síria já havia atraído a atenção da mídia internacional, quando, nesta sexta-feira (25), a organização MSF (Médicos Sem Fronteiras) denunciou a fuga em massa de cerca de 130 mil pessoas do norte do país, após uma série de bombardeios e confrontos campais entre tropas do governo e oposição.

Fonte: www.uol.com