Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/11/2013 as 12:00am

Apreensão de metanfetamina na Ásia bateu recorde em 2012

Apreensão de metanfetamina na Ásia bateu recorde em 2012


A apreensão de metanfetamina subiu 60% no sul e sudeste da Ásia em 2012, na comparação com 2011. Segundo o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, foram apreendidos 227 milhões de comprimidos no ano passado.

O Unodc destaca que a metanfetamina é agora a primeira ou segunda droga mais usada em 13 países da Ásia-Pacífico, com aumento no Camboja, na China, no Japão e no Vietnã, por exemplo.

África e Irã

O levantamento da agência nota que o tráfico de drogas é dominado por sindicatos regionais, enquanto grupos da África e do Irã estão aumentando o tráfico de metanfetaminas para sul e sudeste asiático.

A droga sintética atua no sistema nervoso central, causando sintomas como euforia, mudanças na pressão arterial e o usuário pode inclusive sofrer convulsões, parada cardíaca ou derrame.

Segundo o Unodc, a piora na situação das drogas na Ásia-Pacífico está "tendo um efeito dominó" na governança, na justiça criminal, nos sistemas de saúde e ameaçando a segurança humana.

Fabricação

Mianmar continua sendo a fonte primária de comprimidos de metanfetamina no sul e sudeste da Ásia. E grandes quantidades da droga são manufaturadas na China, na Indonésia, e na Austrália, entre outros países da região.

Só na China, foram apreendidas 102 milhões de pílulas no ano passado, e na Tailândia, 95 milhões. O Unodc também nota o retorno do mercado do ecstasy na área, com o triplo de apreensões em 2012 em relação a 2011.

Fonte: www.uol.com

Top News