Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/11/2013 as 12:00am

Venezuela prende 100 empresários por manipulação de preços

Venezuela prende 100 empresários por manipulação de preços


CARACAS (Reuters) - O governo socialista da Venezuela prendeu mais de 100 empresários em uma operação contra a suposta manipulação de preços em centenas de lojas e empresas desde o fim de semana, disse o presidente Nicolas Maduro na quinta-feira.

"Eles são bárbaros, esses parasitas capitalistas!", disse Maduro. "Temos mais de 100 burgueses atrás das grades no momento."

O sucessor de Hugo Chávez também disse que seu governo está preparando uma lei para limitar lucros das empresas venezuelanas a entre 15 e 30 por cento.

As autoridades dizem que empresas sem escrúpulos elevaram preços de eletroeletrônicos e outros bens em mais de mil por cento. Críticos dizem que as políticas econômicas socialistas fracassadas e o acesso restrito à moeda estrangeira estão por trás da inflação galopante da Venezuela.

"A Goodyear tem que baixar seus preços ainda mais, 15 por cento não é suficiente, os inspetores têm de ir lá imediatamente", disse Maduro em discurso, enviando funcionários para verificar as operações locais da fabricante de pneus norte-americana.

Desde o fim de semana, soldados e inspetores entraram em 1.400 lojas, tomaram as operações de uma empresa de eletrônicos e de uma fabricante de baterias.

A decisão mais ousada de Maduro desde que tomou posse em abril é uma reminiscência do estilo de governo de Chávez, que nacionalizou algumas áreas da economia do país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) durante seu governo socialista de 14 anos.

Fonte: www.uol.com

Top News