Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/03/2014 as 12:00am

EUA apuram suposta 'pirâmide' da Herbalife

EUA apuram suposta 'pirâmide' da Herbalife

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) abriu uma investigação contra a multinacional de vendas diretas Herbalife para apurar se a companhia opera um sistema ilegal de pirâmide financeira.

A investigação foi motivada pelas acusações do investidor William Ackerman, que vêm sendo feitas há mais de um ano.

Ele acusa abertamente a Herbalife de usar um sistema ilegal para obter recursos. O investidor afirma que a maior parte do faturamento da empresa viria do recrutamento de novos revendedores, e não da venda dos produtos fabricados.

Ontem, a Herbalife enfrentou uma forte desvalorização de suas ações depois do anúncio da investigação. Após os papéis da companhia chegarem a cair 12% no meio do dia, sua negociação teve de ser interrompida por meia hora. No fim do dia, a ação teve desvalorização de 7,4%.

Em comunicado, a Herbalife afirmou que está aberta a cooperar completamente com a investigação da FTC. A empresa diz que há uma "tremenda quantidade de desinformação" sobre sua atuação. A Herbalife diz estar em conformidade com todas as leis americanas.

Até agora, a companhia tem recebido apoio de alguns de seus investidores - incluindo os bilionários Carl Icahn e George Soros, que compraram uma briga pública com Ackerman - em suas afirmações.

Em janeiro último, o senador de Massachusetts Edward Markey enviou uma carta ao FTC recomendando que as práticas comerciais da companhia fossem examinadas. Em fevereiro, foi a vez de uma associação da comunidade hispânica Lulac e de outros grupos de proteção a minorias pedirem ao Congresso e a autoridades federais que investigassem as práticas da Herbalife.

Perfil. Dedicada à venda de suplementos vitamínicos e para perda de peso, a Herbalife distribui o seu produto por meio de consultores independentes. Em 2013, registrou vendas de US$ 4,8 bilhões, alta de 17% em relação à receita de 2012, que havia sido de R$ 4,1 bilhões. A Herbalife está registrada nas Ilhas Cayman, consideradas paraíso fiscal, e sua sede fica em Los Angeles.


Fonte: Estadao.com

Top News