Publicado em 4/06/2014 as 12:00am

Barack Obama se reúne com o presidente eleito da Ucrânia

Barack Obama se reúne com o presidente eleito da Ucrânia


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta quarta-feira (4) em Varsóviam, na Polônia, com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko. O presidente americano afirmou que o governo dos EUA está "completamente comprometido" com o futuro da Ucrânia.

"O governo dos Estados Unidos está completamente comprometido com permanecer ao lado do povo ucraniano, não apenas nos próximos dias ou semanas, e sim nos próximos anos", declarou à imprensa após uma reunião com Poroshenko em Varsóvia.

O presidente americano afirmou que perspectiva de Poroshenko o impressionou muito. Obama também anunciou que Washington aumentará a ajuda de material militar não letal a Kiev, que inclui aparelhos de visão noturna.

Poroshenko, que falou em inglês, agradeceu a Obama pelo "apoio constante", de uma "importância crucial".

Obama pediu que Poroshenko faça uma “seleção sábia” para liderar o país e discutiu com ele maneiras com as quais os EUA podem ajudar as autoridades ucranianas e os militares locais.

O presidente do EUA contou a repórteres no local que os dois discutiram os planos do presidente recém-eleito para restaurar a paz no país, melhorar o crescimento da economia e reduzir a dependência energética em relação à Rússia.

Obama também pediu a outras nações que apoiem Poroshenko e seu novo governo, inclusive por meio da capacitação de seu exército e polícia, para assim fazer frente aos desafios que a Ucrânia enfrentará em uma nova etapa que se inicia, segundo informou a agência polonesa de notícias "PAP".

Os dois presidentes analisaram as medidas para restaurar a paz e favorecer o crescimento econômico na Ucrânia, com foco nas fórmulas para reduzir a dependência energética do país, que importa quase todo seu gás e petróleo que consome da Rússia.

Fonte: (g1)

Top News