Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/10/2015 as 12:00am

'Super furacão' se aproxima do México com ventos de até 400 km/h

Tempestade chegará na tarde desta sexta-feira. Governo declarou 'emergência extraordinária' em 10 municípios

México - O furacão Patricia, que nas últimas horas alcançou a categoria 5, máxima na escala de Saffir-Simpson, continua se fortalecendo e se aproxima do litoral mexicano com ventos sustentados de 325 km/h e sequências de até 400 km/h, informou nesta sexta-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país.

Patricia é "um furacão extremamente perigoso que favorecerá chuvas intensas a pontuais torrenciais nos estados do sul e ocidente do país" e se desloca rumo ao nor-noroeste a 19 km/h, indicou o SMN em um boletim divulgado às 4h15 hora local (7h15, em Brasília).

De acordo com a previsão, Patricia chegará nesta sexta-feira às 13h local (16h, em Brasília) ainda como furacão categoria 5 a 115 quilômetros ao oeste-sudoeste de Manzanillo, com ventos sustentados de 335 km/h e sequências de 405 km/h, e tocará terra na primeira hora de sábado a 110 quilômetros ao leste de San Blas, Nayari.

O furacão deve gerar chuvas intensas a torrenciais nos estados de Colima (centro e sul), Jalisco (centro e sul) e Michoacán (sul); intensas em Durango (sul), Nayari (sul e oriente), Zacatecas (sul), Aguascalientes (a maior parte), Guerrero (serra e sul) e Guanajuato (sul e ocidente), assim como de chuvas fortes em Sinaloa, Estado do México, Querétaro, Distrito Federal e Morelos.

A Secretaria de Governo (Interior) declarou nesta quinta-feira "emergência extraordinária" em 10 municípios de Colima, 12 de Nayari e 34 de Jalisco, no ocidente do México, "pela iminência e alta probabilidade de impacto do furacão Patricia". O governo mexicano "ativou todos seus protocolos de preparação e resposta, a fim de reagir com oportunidade às afetações que a passagem do furacão pode ocasionar e as chuvas derivadas de dito fenômeno", apontou Governo.

Fonte: ig.com.br

Top News