Publicado em 10/11/2015 as 12:00am

Conectado! Barack Obama abre página pessoal no Facebook

O presidente dos Estados Unidos espera interagir com o público durante os 14 meses que lhe restam na Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inaugurou nesta segunda-feira (9) uma nova página pessoal no Facebook, pela qual espera interagir com o público durante os 14 meses que lhe restam na Casa Branca. A nova página é chamada "President Obama" e, na manhã desta terça (10), já  ultrapassava 600 mil seguidores. "Olá Facebook! Finalmente tenho minha própria página", escreveu Obama em sua primeira postagem.

"Espero que pensem nisto como um lugar onde podemos ter conversas reais sobre os assuntos mais importantes que nosso país encara, um lugar onde podem escutar diretamente o que eu disser e compartilhar seus próprios pensamentos e histórias. (Também haverá coisas simplesmente divertidas)", acrescentou o governante.

A página faz parte de uma renovada estratégia digital da Casa Branca, que abriu em maio uma conta pessoal no Twitter para Obama, com o nome de @POTUS (siglas de Presidente dos Estados Unidos, em inglês).

O presidente americano tem há anos outra página no Facebook, chamada "Barack Obama" e que conta com mais de 45 milhões de seguidores. Porém, esta conta é controlada pela equipe que dirigiu sua última campanha presidencial, Organizing for America (OFA), enquanto a nova página permite que Obama fale em primeira pessoa, um ponto chave na estratégia da Casa Branca para dar mais espontaneidade e acessibilidade à presidência.

A primeira mensagem de Obama na nova página inclui um vídeo no qual o presidente aparece caminhando pelo jardim de trás da Casa Branca e falando que nele chegou a ver esquilos, "um falcão" e inclusive "uma raposa" nos passeios que costuma dar diariamente, "antes de jantar".

Obama contou também que esse jardim é reconhecido como parque nacional dos Estados Unidos, e da importância de preservar todos os espaços naturais "e o planeta" inteiro. "Graças à liderança americana, conseguimos que 150 países que representam 90% das emissões de carbono estejam de acordo que é necessário um acordo marco" para lutar contra a mudança climática, acrescentou.

Obama destacou a importância da cúpula internacional sobre mudança climática que será realizada em dezembro em Paris (COP21) e pediu a seus seguidores no Facebook para que compartilhem suas mensagens de apoio à luta contra a mudança climática.

Fonte: terra.com.br