Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2016 as 12:00am

Justiça congela plano de Obama para barrar emissões de CO2 por carvão

Suprema Corte acolheu pedido de governadores republicanos de oposição. Implementação de projeto ficará suspensa até disputa judicial se encerrar.

A Suprema Corte dos EUA suspendeu temporariamente um plano abrangente para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por usinas termelétricas a carvão, causando um abalo significativo nos esforços regulatórios do presidente Barack Obama para a mudança climática.

Uma coalizão de 27 estados americanos -- a maior parte deles governada por adversários republicanos de Obama -- entrou com ações em cortes de instâncias mais baixas para barrar o Plano de Energia Limpa. Os governadores haviam pedido à Suprema Corte para cancelar a implementação do programa até o caso ser resolvido.

A Presidência da República afirma ter ficado desapontada com a decisão, mas se disse convencida de que o plano para cortar emissões dos EUA tem uma base jurídica sólida, e vai prevalecer.

"Discordamos da decisão da Suprema Corte de congelar o Plano de Energia Limpa enquanto o litígio continua", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em um comunicado.

A decisão apoiada por cinco dos nove juízes da Suprema Corte, interrompe a implementação de regras que requerem que as emissões de dióxido de carbono do setor de energia sejam reduzidas em 32% até 2030, em comparação com o nível de 2005.

A regulamentação abrangente anunciada no ano passado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental) é central para a iniciativa de Obama para diminuir as emissões totais de CO2 dos EUA.

"Mesmo enquanto o litígio prossegue, a EPA afirma que vai continuar trabalhando com estados que escolheram continuar o desenvolvimento do plano", disse Earnest.

 

Fonte: http://g1.globo.com/

Top News