Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/02/2016 as 12:00am

NY está em alerta por temperaturas de até -30ºC no fim de semana

Breve, embora drástica, invasão do ar frio pode causar queimaduras

Uma frente fria do Ártico vai atingir a região central do estado de Nova York na noite de sexta-feira acompanhada de intensas rajadas de vento, o que pode levar a sensação térmica a -30ºC no fim de semana. O fenômeno também afetará vários estados da costa Leste dos Estados Unidos, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional americano.

Breve, embora drástica, a invasão do ar frio começa no amanhecer de sábado e vai manter as temperaturas em baixa por todo o dia. As condições meteorológicas devem melhorar gradativamente no domingo e, na segunda-feira, o ar quente deve reequilibrar o inverno local.

— Quero que todos os nova-iorquinos saibam que vamos experimentar um extraordinário clima frio nos próximos dias. As temperaturas vão começar a cair esta noite — afirmou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva, alertando que as condições meteorológicas podem ser uma ameaça à vida.

Na tarde de sábado, a maioria das cidades deve marcar 0ºC ou menos, e as rajadas de vento mais intensas devem alcançar de 40 a 56 km/h. Desse contexto climático vão resultar perigosas ondas de vento, com sensação térmica de -15ºC a -30ºC, o que pode causar queimaduras à pele exposta em 15 a 30 minutos.

Em forma de placas finas, a neve prevista para cair não deve acumular. No entanto, além da baixa temperatura e do vento cortante, haverá o fenômeno conhecido como neve de efeito lago ao Sudeste do Lago Ontario, quando uma massa de ar frio encontra um bloco de água mais quente. No choque de temperaturas, o vapor do lago congela e se deposita nas margens.

Nos pontos mais ao Sul e ao Oeste, o termômetro deve marcar entre -5ºC e -10ºC. Mas a sensação térmica estará a cargo das fortes rajadas de vento, mantido o risco de queimaduras pela noite. Já no Norte e no Leste da região, sem as nuvens causadas pela neve de efeito lago e com vento mais brandos, a temperatura deve cair ainda mais.

— O pior virá na noite de sábado para domingo. Esse será o momento de mais frio. Prevemos que as temperaturas vão cair ao redor de zero no domingo cedo pela manhã (...) Com o efeito do vento incluído, esperamos temperaturas que podem ser de até -30°C no domingo de manhã — acrescentou Di Blasio.

No domingo à tarde, as previsões mais otimistas consideram provável que saia o sol. Já o vento, embora menos veloz e menos frio, deve permanecer abaixo de zero.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com

Top News