Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/02/2016 as 12:00am

Coreia do Norte oferece negociar tratado de paz, segundo EUA

Oferta prévia fracassou por Pyongyang não ceder sobre armas nucleares. Americanos afirmam que desnuclearização é essencial.

Os Estados Unidos confirmaram neste domingo (21) que a Coreia do Norte propôs discutir um eventual "tratado de paz" para a península coreana, uma oferta que fracassou rapidamente ante a negativa de Pyongyang de contemplar uma redução de seu arsenal nuclear.

"Para sermos claros, são os norte-coreanos que propuseram discutir um tratado de paz. Nós examinamos atentamente sua proposta e claramente lhes dissemos que a desnuclearização devia fazer parte de qualquer discussão", afirmou John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, falando de Amã, onde acompanha o titular da pasta, John Kerry.

A declaração de Kirby é uma reação a uma publicação na edição on-line do The Wall Street Journal que, citando fontes americanas, reportou que "alguns dias antes do último teste nuclear norte-coreano (de 6 de janeiro), o governo de (Barack) Obama tinha dado, em sigilo, seu aval ao início de diálogos para tentar por fim, formalmente, à guerra da Coreia", entre 1950 e 1953, após a qual a península se dividiu em dois países.

Kirby acrescentou que a Coreia do Norte "rechaçou nossa resposta", a qual "é coerente com nosso objetivo de longo prazo de buscar uma desnuclearização".

 

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

Top News