Publicado em 3/03/2016 as 12:00am

Carro autônomo do Google provoca acidente na Califórnia

Acidente com Lexus RX450h em fase de testes para direção autônoma aconteceu no mês passado mas só agora a empresa divulgou para a imprensa

Um Lexus RX450h adaptado para dirigir dirige sozinho e que estava em fase de testes nas ruas da Califórnia, colidiu com um ou outro automóvel após fazer uma conversão. O acidente ocorreu no dia 14 de fevereiro, mas só agora a imprensa teve acesso ao relatório. Esse é o décimo oitavo acidente envolvendo os carros autônomos do Google, mas o primeiro que não envolve falha humana.

O relatório do acidente foi revelado ao público pela revista Wired. O carro autônomo conduzia sozinho em Mountain View, na Califórnia, quando se deslocou para a faixa mais encostada à direita para virar para a direita numa curva. Detectou que a estrada estava bloqueada por sacos de areia, e parou. Para contornar os sacos, esperou que passassem alguns carros na faixa à sua esquerda, mas decidiu avançar no momento em que um autocarro se aproximava, chocando com o seu lado.

O carro deslocava-se a cerca de três quilômetros por hora, e o autocarro a menos de 25 quilômetros por hora, não havendo ferimentos registados em consequência do acidente. O Lexus, no entanto, ficou danificado.

No relatório mensal da Google, a tecnológica admite culpa no acidente. "Neste caso, alguma responsabilidade é claramente nossa, porque se o nosso carro não se tivesse mexido, não tinha havido uma colisão", lê-se.

 

 

Fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/