Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/03/2016 as 12:00am

Cuba diz que dará boas-vindas a Obama, mas sem concessão política

Jornal oficial Granma informou que Cuba está disposta a manter diálogo. Presidente americano visitará a ilha entre 20 e 22 de março.

Cuba dará as boas-vindas ao presidente Barack Obama, mas alertou que não fará concessões políticas, nem renunciará "a um só de seus princípios revolucionários e imperialistas".

"Obama será bem recebido pelo governo de Cuba e seu povo, com a hospitalidade que os distingue, e será tratado com toda consideração e respeito, mas ninguém pode pretender que, para isso, tenhamos de renunciar a um só de nossos princípios", afirmou o jornal oficial Granma.

"Cuba reitera, por sua vez, plena disposição para manter um diálogo respeitoso para com o governo dos Estados Unidos e desenvolver relações de convivência civilizada. Conviver não significar ter de renunciar às ideias nas quais acreditamos e que nos trouxeram até aqui, ao nosso socialismo", enfatizou.

Segundo o órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC, único), a visita, que será realizada de 20 a 22 de março, "faz parte do complexo processo para a normalização dos vínculos bilaterais que apenas se inicia e que avançou sobre o único terreno possível e justo: o respeito, a igualdade, a reciprocidade e o reconhecimento da legitimidade de nosso governo".

O restabelecimento das relações bilaterais "chegou a este momento como resultado da heroica resistência do povo cubano e sua lealdade aos princípios, a defesa da independência e da soberania nacionais, em primeiríssimo lugar", afirma o texto.

"Esta será uma oportunidade para que o presidente dos Estados Unidos aprecie diretamente uma nação baseada em seu desenvolvimento econômico e social, na melhoria do bem-estar de seus cidadãos", acrescenta.

A importância dos novos vínculos com os Estados Unidos "é que ambos países respeitem suas diferenças e acreditem em uma relação baseada no benefício de ambos os povos", conclui.

'Mais um passo'
Segundo uma diplomata cubana, a visita será mais "um passo" na melhoria das relações entre os dois países.

"O presidente americano será recebido pelo governo de Cuba e seu povo com a hospitalidade que o caracterizam", afirmou à imprensa a diretora dos Estados Unidos da chancelaria cubana, Josefina Vidal.

"Esta visita será mais um passo no sentido de melhorar as relações entre Cuba e os Estados Unidos", acrescentou.

Vidal também disse que Cuba está disposta a conversar com os Estados Unidos sobre qualquer assunto, incluindo os direitos humanos.

Depois de visitar Cuba, Obama seguirá viagem para Argentina.

A visita de Obama a Cuba será o ponto mais alto do processo de normalização de relações anunciado pelas administrações cubana e americana em 2014.

Fonte: globo.com

Top News