Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/03/2016 as 6:00pm

Obama indica novo juiz para Suprema Corte de Justiça dos EUA

Merrick Garland precisa ser ratificado pelo Senado. Corte analisa temas delicados como aborto e imigração.

Apesar das reclamações da oposição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou na manhã desta quarta-feira (16) Merrick Garland para a Suprema Corte de Justiça. A nomeação, no entanto, necessita da confirmação do Senado, mas Obama ressaltou que ele tem apoio dos dois grandes partidos políticos do país.

Incialmente, o texto informava que Obama havia anunciado o nome do novo juiz da Suprema Corte, mas ele foi apenas indicado. O nome precisa ser aprovado pelo Senado. A informação foi corrigida às 13h10.

Se for confirmado, Garland substituirá Antonin Scalia, que morreu em fevereiro.

Merrick Garland, de 63 anos, é da Corte de Apelações do Distrito de Columbia Circuit dos Estados Unidos e já esteve em outras duas oportunidades na lista de opções de Obama para a Suprema Corte.

Como um advogado do Departamento de Justiça, ele supervisionou as investigações sobre o atentado de Oklahoma City, segundo a CNN.

Em discurso na Casa Branca, ao lado do recém-indicado, Obama destacou qualidades como decência, integridade e imparcialidade influenciaram sua decisão. Para o presidente, ele está pronto para assumir imediatamente o posto. Obama também espera que o Senado confirme a sua indicação.

Os juízes da mais importante instância judicial do país são vitalícios. A Suprema Corte, que conta com nove juízes, funciona, desde a morte repentina de Scalia, com oito magistrados, quatro conservadores e quatro mais liberais. Antonin Scalia foi durante três décadas a voz conservadora mais influente da Corte.

Por isso, a importância da escolha de seu sucessor, que poderá inclinar a balança, num momento em que a Suprema Corte analisa temas delicados como aborto e imigração.

O líder da maioria republicana no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, já afirmou que a Casa não confirmará qualquer candidato à Suprema Corte proposto pelo presidente democrata Obama.

Os principais pré-candidatos republicanos à Casa Branca também defendiam que o substituto de Scalia fosse escolhido pelo próximo presidente, que será eleito em 8 de novembro.

 

Fonte: http://g1.globo.com

Top News