Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/03/2016 as 9:51am

Secretário de Estado dos EUA tem encontro histórico com as Farc em Havana

Guerrilha negocia em Havana paz com governo colombiano. Secretário de Estado reitera apoio dos EUA ao acordo de paz.

O secretário de Estado americano, John Kerry, teve um encontro histórico com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), nesta segunda-feira (21), em Havana, onde essa guerrilha e Bogotá negociam um acordo de paz para encerrar meio século de confronto armado.

Durante visita histórica que o presidente Barack Obama faz a Cuba, seu secretário de Estado falou em separado com os negociadores das Farc e do governo colombiano em Havana.

Kerry "reiterou às duas partes que os Estados Unidos apoiam firmemente o processo de paz", segundo um comunicado difundido pelo Departamento de Estado.

As Farc, por sua vez, qualificaram de "histórico" o encontro com Kerry, o primeiro divulgado publicamente entre um funcionário americano deste nível e a guerrilha comunista.

"Histórico encontro em Havana entre FARC e Secretário do Departamento de Estado dos EUA, John Kerry. A paz da Colômbia avança", escreveu no Twitter o chefe da equipe negociadora dos rebeldes, Iván Márquez.

Humberto de la Calle, que chefia a delegação de paz do governo colombiano, destacou o compromisso dos Estados Unidos em cooperar com a segurança dos futuros ex-guerrilheiros.

"Houve elementos extraordinariamente concretos. Por exemplo, o anúncio de ajuda dos Estados Unidos em relação à segurança das pessoas que deixem as armas é um tema que, sabemos, é crítico nas conversações", disse De la Calle em declaração difundida pelo governo.

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/

Top News