Publicado em 13/05/2016 as 12:00pm

V Conferência Brasileiros no mundo acontecerá de 17 a 20 de maio e terá transmissão online

O Consulado Geral do Brasil em Boston disponibilizará um espaço com computadores para quem quiser acompanhar o evento virtualmente.

Criada em 2008 pela então recém-criada Subsecretaria de Políticas para as Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB), do Ministério das Relações Exteriores, a conferência “Brasileiros no Mundo” está em sua quinta edição e tem como objetivo dar continuidade ao planejamento e implementação de políticas públicas em favor das comunidades brasileiras emigradas, promovendo e aperfeiçoando o processo de associativismo e as parcerias com outros órgãos do Estado brasileiro.

 Para a V Conferência, que este ano acontecerá na Praia do Forte (Bahia) entre 17 e 20 de maio, foram convidados a participar representantes de cerca de trinta Conselhos locais de cidadãos ativos, de um total de aproximadamente cinquenta Conselhos no mundo.  Os critérios para seleção foram definidos pelo Conselho de Representantes do Brasil no Exterior, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores, à luz das disponibilidades orçamentárias vigentes. Em coordenação com o CRBE, o Ministério das Relações Exteriores poderá também confirmar a inscrição de participantes que cubram suas próprias despesas de participação. Foram convidados, igualmente, representantes de órgãos governamentais brasileiros que vêm desenvolvendo ou poderão vir a desenvolver, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, iniciativas em benefício das comunidades emigradas.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, permitindo ainda que os brasileiros interessados da jurisdição de Boston, possa acompanhar e também enviar, por e-mail, suas perguntas e comentários. Para facilitar a participação da comunidade, o Consulado Geral do Brasil em Boston irá disponibilizar um espaço com computadores para o acesso online.

Segundo a representante do Consulado Geral do Brasil em Boston, Mariana Benvenute, esta edição, assim como as anteriores, será muito importante “A V Conferência dará um impulso muito importante ao trabalho que vem sendo desenvolvido em benefício das comunidades brasileiras emigradas”, relata.

Para mais informações sobre a transmissão e participação online, acesse o site www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br.

 

Fonte: Thais Partamian Victorello