Publicado em 1/07/2016 as 1:00pm

Sacolas plásticas deixarão de ser fornecidas no comércio em Somerville

O comércio deverá fornecer alternativas ao uso de sacolas.

A partir do dia 1º de setembro de 2016, as sacolas plásticas deixarão de ser fornecidas pelo comércio da cidade de Somerville, em Massachusetts. A mudança será gradual. Os estabelecimentos grandes (aqueles com área acima de 1000m2) já serão obrigados a executar a mudança nesta data. Os estabelecimentos menores terão até o dia 1º de dezembro para se adequar à nova lei. 

Essa mudança é fruto de um esforço de conscientização ambiental promovido pela prefeitura, com base em discussões na câmara de vereadores desta cidade.

Muitos não sabem, mas as sacolas plásticas podem causar imensos prejuízos ao meio ambiente. Segundo o engenheiro químico Gustavo Cunha, doutorando da Harvard University e voluntário no programa SomerVIVA da prefeitura de Somerville, “o plástico é derivado do petróleo, um recurso não renovável, se acumulam facilmente e demoram séculos para desaparecer da natureza. Além disso, todo o processo de produção de sacolas exige um alto consumo de energia elétrica e água e gera resíduos  tóxicos”. Pensando em tudo isso, a câmara de vereadores de Somerville aprovou em novembro de 2015 a lei que abole o uso de sacolas plásticas no comércio local. 

O comércio deverá fornecer alternativas ao uso de sacolas. É importante que a população seja consciente e que assim também possa economizar. Ter sempre em mãos uma sacola reutilizável ao fazer compras é a melhor opção.

‘’O futuro do planeta depende de ações como essa’’ – diz Rebecca, brasileira e estudante de economia da Tufts – ‘’Além do mais, as sacolas plásticas costumam rasgar com facilidade e usar sacolas reutilizáveis, além de contribuir para a preservação ambiental, é um ótimo custo-benefício’’.

Como toda lei tem sua exceção, com essa não poderia ser diferente. Sacos plásticos usados em lavanderias, para embrulhar jornais e aqueles utilizados para armazenamento de comida congelada e úmida e para itens de hortifrúti, continuarão em circulação.  

A prefeitura de Somerville, através do programa SomerVIVA, seguirá divulgando todas as informações necessárias sobre o fim do uso de sacolas plásticas e auxiliará o residente a encontrar formas de substituí-las.

O SomerVIVA estará distribuindo sacolas reutilizáveis para os moradores em seus eventos, como por exemplo o Festival Haiti e Brasil em Somerville, no dia 24 de julho, de 1 às 4 da tarde, e passando em negócios brasileiros para distribuir mais sacolas. Não deixe de buscar a sua!

Para mais informações, acesse o site www.somervillema.gov/bags ou ligue para (617) 625- 6600 ramal 2123.

Fonte: braziliantimes.com