Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/07/2016 as 9:00pm

Operação prende 41 pessoas por tráfico humano na América

Tráfico humano: a "Operação América Central" foi uma investigação multinacional de 15 meses de duração que começou em parceria com as autoridades mexicanas

Um total de 41 pessoas vinculadas a organizações criminosas transnacionais de tráfico humano em América Latina e Estados Unidos foram detidas na semana passada em duas operações multinacionais sob a direção da Agência de Imigração e Controle de Alfândegas americano (ICE, na sigla em inglês).

A "Operação América Central" foi uma investigação multinacional de 15 meses de duração que começou em parceria com as autoridades mexicanas e terminou no dia 28 de junho com a detenção de 27 pessoas em toda América Central, informou hoje a ICE.

As 14 pessoas restantes foram detidas na Colômbia um dia antes de terminar a operação, que também aconteceu em países como Guatemala, Panamá, El Salvador, Honduras e Costa Rica, acrescentou a informação.

"Esta operação é um reflexo do compromisso multilateral para identificar e desmantelar as redes delitivas envolvidas no movimento ilícito de pessoas", disse a diretora do ICE, Sarah Saldaña.

"Através deste esforço, estamos demonstrando que quando se tenta proteger nossas fronteiras, a comunidade internacional funcionará como um, em uma frente unida contra os envolvidos no tráfico de pessoas", acrescentou.

A Polícia Nacional do Panamá deteve sete pessoas e executou seis ordens de busca e apreensão, enquanto as autoridades da Costa Rica detiveram dois indivíduos, executaram duas ordens de revista e apreenderam uma arma.

Os funcionários salvadorenhos detiveram um indivíduo, enquanto as autoridades hondurenhas outros seis, incluindo dois supostos agentes de imigração corruptos.

Uma sétima pessoa, alvo do governo de Honduras, foi detida na Nicarágua e será entregue às autoridades do primeiro país.

Em outra operação, o ICE colaborou com a Polícia Nacional da Colômbia em uma investigação de tráfico humano que resultou em 14 detenções em cinco cidades da Colômbia e a execução de sete ordens de busca.

Fonte: braziliantimes.com

Top News