Publicado em 29/09/2016 as 6:00pm

Desodorantes podem provocar câncer de mama, diz estudo

Mais uma boa razão para olhar com atenção para o rótulo dos desodorantee ou antitranspirantes

Já olhou bem para o rótulo dos componentes do seu desodorante ou antitranspirante? Se ainda não o fez, é melhor começar já.

Um estudo suíço, publicado no International Journal of Cancer,concluiu que usar desodorantes ou antitranspirantes com sais de alumínio pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama.

Os pesquisadores da Universidade de Genebra afirmam que, a longo prazo, a exposição contínua ao cloreto de alumínio – geralmente presente em antitranspirantes - pode desencadear o desenvolvimento de tumores que podem espalhar para outras partes do corpo.

Este tipo de composto bloqueia temporariamente as glândulas da transpiração, mas pode se acumular no tecido da mama e produzir alguns efeitos semelhantes aos que o estrogênio provoca.

E, apesar de alguns desodorantes – concebidos para mascarar o odor da transpiração e não para impedi-la – não conterem sais de alumínio, muitas marcas incluem estes compostos nas suas fórmulas.

De acordo com o Daily Mail, para este estudo André-Pascal Sappino, coautor, analisou células mamárias humanas isoladas e depois replicou-as nos seus estudos com ratos. A conclusão foi que a longa exposição a estes químicos resulta em tumores com metástases.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br