Publicado em 29/09/2016 as 6:00am

Inteligência britânica divulga segredos de espiões soviéticos

MI5 divulgou está o dossiê de Juan Pujol Garcia, com o nome de código Garbo, um destacado agente duplo durante a Segunda Guerra Mundial

O serviço britânico de inteligência MI5 desclassificou arquivos, incluindo sobre indivíduos considerados como espiões soviéticos.

O serviço de inteligência nacional do Reino Unido MI5 tornou público um novo lote de arquivos, anteriormente classificados, que cobrem o período desde o final da Segunda Guerra Mundial até meados dos anos 60, e incluem informações sobre espiões soviéticos, se lê na declaração oficial do governo do Reino Unido divulgada na quarta-feira.

"Os ficheiros pessoais incluem os de indivíduos classificados como agentes duplos do período da Segunda Guerra Mundial, oficiais soviéticos de inteligência, comunistas e supostos comunistas, incluindo simpatizantes dos comunistas russos", diz o comunicado do Arquivo Nacional.

Entre os dados divulgados pelo serviço MI5 está o dossiê de Juan Pujol Garcia, com o nome de código Garbo, um destacado agente duplo durante a Segunda Guerra Mundial que forneceu informações erradas aos alemães sobre muitas operações dos Aliados, incluindo a data e o local do Desembarques da Normandia (Dia D). (SputnikBrasil)

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br