Publicado em 5/10/2016 as 7:00am

Consulado Geral do Brasil em Miami orienta sobre procedimentos em caso de furacão

Após o governador da Florida declara "estado de emergência", consulado orienta brasileiros residentes no estado sobre como proceder antes, durante e depois da passagem do furacão

Rick Scott, governador do estado da Florida, declarou na tarde desta última segunda-feira, dia 3, “estado de emergência” devido a eminência do furacão intitulado “Matthew”. De acordo com informações do Centro Nacional de furacões (National Hurricane Center), o furacão foi classificado como nível 4, representando assim, risco de morte para os moradores das regiões que poderão ser afetadas pelo furacão.

A previsão do Centro Nacional de Furacões é que “Matthew” passe ao longo da costa leste da Florida entre os dias 5 e 8 de outubro (de quarta a sábado). A região inclui Palm Beach, Miami-Dade e Broward.

Embora o centro do furacão deva passar pelo oceano Atlântico, não pode ser descartada a possibilidade de o “Matthew” desviar e atingir a Flórida, elevando o potencial de devastação.

O Consulado-Geral recomenda máxima atenção a todos e que sejam iniciados os preparativos para a provável passagem do furacão “Matthew” pela costa da Flórida.

O que fazer:

1) Prepare plano de contingência. Visite http://flgetaplan.com/

2) Acompanhe os alertas das autoridades locais em http://www.floridadisaster.org

3) Veja as zonas de evacuação por condado em http://www.floridadisaster.org/County_EM/county_list.htm# ou pelo telefone 850-921-0217

4) Confira lista de abrigos públicos em http://floridadisaster.org/shelters/

5) Para obter maiores informações durante uma emergência (como vias fechadas, alertas de evacuação, abrigos disponíveis etc.), contate 800-342-3557

6) Para solicitar auxílio durante uma emergência (polícia, bombeiros, médicos), ligue 911

Para maiores informações, leia o Guia de Preparativos para a Temporada de Furacões do Consulado-Geral em Miami (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/preparativos_para_a_temporada_de_furacoes.xml)

O Consulado-Geral em Miami mantém plantão consular para casos emergenciais: 305-801-6201.

Fonte: Da redação