Publicado em 25/11/2016 as 4:00pm

Fundação brasileira apoia evento na Columbia University

Três brasileiros serão selecionados para participar de quatro dias de curso na universidade, em NY

Com o objetivo contribuir com a melhoria da cobertura sobre a primeira infância (período que vai do nascimento aos seis anos de idade), compartilhar conhecimento e incentivar reportagens mais propositivas, a Universidade de Columbia, por meio do Dart Center for Journalism and Trauma, oferecerá workshop para 35 jornalistas do mundo inteiro com duração de quatro dias, entre 9 a 12 de março de 2017, e todas as despesas cobertas, na cidade de Nova York.

O workshop é apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, UNICEF, Ford Foundation, Jacobs Foundation, Bernard van Leer Foundation e destina-se a jornalistas que cobrem assuntos que vão desde Ciência, Educação e Política Social, até refugiados, conflitos e Saúde Pública Internacional.

“Para nós da Fundação Maria Cecilia, a imprensa é um público essencial dentro da nossa estratégia de disseminar e compartilhar conhecimento ajudando na tradução da ciência, sensibilização e mobilização sobre a importância da Primeira Infância, um assunto tão relevante para a nossa sociedade”, explica Roberta Rivellino, Gerente de Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Essa parceria nos possibilita levar para o jornalista brasileiro o melhor da formação da profissão com o que há de mais avançado nas descobertas sobre Primeira Infância”, ressalta a executiva.

Durante o workshop, serão apresentados os avanços em neurociência e seu impacto no desenvolvimento infantil, concentrando-se principalmente nas crianças vulneráveis que vivem em extrema pobreza e em ambientes em constante mudança. Abordará também políticas nacionais e internacionais em saúde, educação e áreas correlatas.

Estão previstos ainda apresentação de painéis com especialistas em neurociência, desenvolvimento infantil, saúde, economia, sociologia e educação, e seminários entre jornalistas sobre como traduzir esses assuntos e temas em histórias significativas e cobertura noticiosa cativante e relevante.

Palestrantes confirmados:

Jack Shonkoff, M.D., Professor “Julius B. Richmond FAMRI” de Saúde e Desenvolvimento Infantil na Escola de Saúde Pública T.H. Chan e na Faculdade de Educação de Harvard; Professor de Pediatria da Escola de Medicina de Harvard e Diretor do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.

Pia Rebello Britto, Ph.D., Chefe e Assessora Sênior de Desenvolvimento na Primeira Infância do UNICEF.

Kimberly Noble, M.D., Ph.D., Professora-Adjunta de Neurociência e Educação na Teachers College da Universidade Columbia.

Stacy Drury, M.D., Ph.D., Professora-Adjunta de Psiquiatria e Ciências do Comportamento e Vice-Presidente de Pesquisa do Departamento de Pediatria da Universidade Tulane.

Ann Masten, Ph.D., Professora “Irving B. Harris” de Desenvolvimento Infantil e Professora Ilustre “McKnight University” no Instituto de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Minnesota.

Linda Richter, Ph.D., Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia – Fundação Nacional de Pesquisa Centro de Excelência em Desenvolvimento Humano na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo.

O prazo para inscrição é 2 de dezembro de 2016, até às 20h horas, horário de Brasília.

Critério de seleção:

A participação está aberta a jornalistas, editores, diretores, fotógrafos e produtores de notícias trabalhando na mídia impressa, de radiodifusão e online com experiência na profissão (mínimo de 5 anos) e domínio do inglês.

Jornalistas formalmente contratados, autônomos e freelances são elegíveis para se candidatar.

Para dúvidas e aplicação no goo.gl/gwrdY7.

Fonte: Da redação