Publicado em 2/12/2016 as 8:00pm

Índice de rejeição de visto americano para brasileiros deve aumentar em 15%

Aumento do índice tem haver com a crise econômica do Brasil e não se restringirá apenas aos EUA

De acordo com uma reportagem publicada recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, o índice de rejeição de vistos americanos para turistas brasileiros deve terminar o ano em 15% – três vezes mais do que 2015, quando o índice foi de 5,36%.

Mesmo antes de Donald Trump assumir de fato a presidência da maior potencia mundial, os brasileiros já podem se preparar com problemas para conseguirem tirar o visto americano. Mas engana-se quem pensa que essa rejeição se dá apenas para quem deseja conhecer a terra do Tio Sam. O índice de rejeição de vistos para brasileiros será ainda maior na União Europeia, onde houve um aumento considerável de 41% no número de brasileiros barrados no segundo trimestre deste ano, totalizando 945 negativas. No mesmo período do ano de 2015, 669 brasileiros barrados, de acordo com dados da Frontex — agência responsável pelas fronteiras do bloco, ou seja, Trump em nada tem haver com isso, uma vez que o índice é ainda maior em outros países.

Em relação a possível crescente rejeição de concessão de vistos para brasileiros no próximo ano, a embaixada americana não quis comentar a reportagem, mas, de acordo com a publicação, um dos principais motivos para o aumento da recusa é crise econômica que o Brasil atravessa e também uma “percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente”.

Fonte: Brazilian Times