Publicado em 13/01/2017 as 7:00pm

Marcos Pontes recebe turistas brasileiros no Kennedy Space Center

Marcos Pontes recebe turistas brasileiros no Kennedy Space Center

A partir desta sexta-feira, 13, e até a próxima terça, 17, o primeiro e [até aqui] único astronauta brasileiro, Marcos Pontes estará recebendo turistas brasileiros no Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos. Marcos Pontes, que em 2006 integrou a Missão Centenário, da NASA, estará participando da série Encontros com um Astronauta.

Em entrevista exclusiva à Rádio Sputnik Brasil, Marcos Pontes explicou como será o seu trabalho e o que é esta série da NASA (a agência espacial dos Estados Unidos), Encontros com um Astronauta. "Isso é uma escala que a gente tem aqui na NASA. Toda semana, um de nós, astronautas, fica de serviço. É um serviço muito bom. Recepcionamos as pessoas no Kennedy Space Center e, inclusive, autoridades. O trabalho é mostrar o Centro Espacial Kennedy e assim por diante. Eu sou escalado de tempos em tempos, aproximadamente, a cada seis meses, e estou lá agora. É um período bom, é um período de férias. Também tem muitos brasileiros que visitam Orlando, Disney, etc. O Kennedy Space Center fica a um pulinho dali: dá uns 30, 40 minutos de carro, no máximo. É uma viagem superconfortável e é uma visita muito bacana para se ver."

Marcos Pontes detalhou o que pode ser visto nesta visita ao Centro Espacial Kennedy: 

"O Centro oferece uma série de opções interessantes. A gente tem no Kennedy Space Center um Centro de Turismo que as pessoas podem visitar. Ali tem IMAX, simuladores, foguetes (foguetes reais) para as pessoas verem como eles são, equipamentos reais e históricos. O interessante é que no Kennedy Space Center as pessoas sempre vão poder ver coisas reais. Não é como um parque temático em que a maioria ou praticamente todas as coisas são criadas como ilusão. Lá, não. Tudo é real. As pessoas podem, inclusive, visitar o ônibus espacial Atlantis, o verdadeiro, que esteve no espaço muitas vezes. Ele está lá em exposição num prédio muito bonito. A pessoa pode circular, subindo numa espiral ao redor da espaçonave para conhecer toda história do programa espacial norte-americano. E também existem tours: a pessoa pode pegar um ônibus e entrar para conhecer o interior do Centro Espacial Kennedy onde ela pode visitar as instalações, as plataformas de lançamento, e assim por diante. Tem muita coisa bacana para se ver. É um passeio de um dia todo e é indicado para a família inteira."

Além de recepcionar os visitantes, Marcos Pontes vai interagir com eles, conversando sobre a Missão Centenário, sobre a sua experiência a bordo da Estação Espacial Internacional e informando como são realizados os treinamentos dos astronautas além de falar como é a sua permanência no espaço.

O Kennedy Space Center recebe visitantes diariamente entre 9 e 18 horas. Os ingressos custam 50 dólares para adultos e 40 dólares para crianças.

Fonte: Brazilian Times