Publicado em 1/06/2017 as 2:00pm

Papa nomeia brasileiro secretário em departamento ligado à questão da família

Padre carioca Alexandre Awi Mello estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago.

O Papa Francisco nomeou o padre carioca Alexandre Awi Mello como novo secretário do Dicastério (um dos departamentos da Cúria Romana) para os Leigos, a Família e a Vida, informou a Santa Sé nesta quarta-feira (31).

Mello, que é diretor nacional do Movimento de Schoenstatt, nasceu em 17 de janeiro de 1971 e estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago, no Chile. Em 2000, se formou em Teologia na Alemanha e atualmente está concluindo o doutorado em "mariologia" na Universidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos.

O seu tema de estudo é "Maria-igreja, Mãe do povo missionário: o Papa Francisco e a piedade popular mariana no contexto teológico-pastoral da América Latina", de acordo com a Rádio Vaticano.

Instituído pelo papa Francisco em junho de 2016, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi criado para adaptar os dicastérios da Cúria Romana às situações contemporâneas e se encaixar nas necessidades da Igreja. Atualmente, é dirigido pelo cardeal americano Kevin Joseph Farrell, segundo a Efe.

Fonte: http://g1.globo.com