Publicado em 27/06/2017 as 2:00pm

Justiça da Espanha manda exumar corpo de Dalí para testar paternidade

Um juiz de Madri ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol.

Justiça da Espanha manda exumar corpo de Dalí para testar paternidade Fournis par RFI

Nesta segunda-feira (26), um juiz de Madri ordenou a exumação dos restos mortais do pintor espanhol para verificar se ele era o pai de uma mulher que hoje vive na Catalunha, a mesma região onde ele nasceu.

Vinte e oito anos depois da morte do grande mestre, Maria Pilar Abel, uma habitante da cidade de Girona, na Catalunha, apresentou um pedido para ser reconhecida como filha do artista. Mundialmente célébre, Dalí era originário da mesma região, no nordeste da Espanha. Ele está enterrado na sua cidade natal, Figueras.

"O Tribunal de Primeira instância n° 11 de Madri ordenou a exumação do cadáver do pintor Salvador Dali a fim de obter amostras de seus restos e determinar se ele era o pai biológico de uma mulher de Girona", indicou o Tribunal superior de Justiça da capital, acrescentando que "o estudo do DNA do cadáver do pintor é necessário pois não existem outros restos biológicos nem pessoais para ser feita uma comparação".

A decisão ainda pode ser objeto de um recurso.

O artista catalão, nome maior do surrealismo, morreu aos 84 anos em 24 de janeiro de 1989, em um hospital de Figueras. Sua vida foi trepidante e intensa, alimentada por sua genialidade e extravagâncias. Milionário, ele viveu os últimos sete anos de sua vida no castelo de Pubol, a alguns quilômetros de Girona, rodeado de enfermeiros e secretárias.

Herança em jogo

Se após a realização dos testes, Maria Pilar Abel for reconhecida como filha legítima do artista, ela pode pedir uma parte da herança e dos direitos autorais do pintor.Atualmente, toda a fortuna deixada por Dalí é administrada pela fundação "Gala-Salvador Dalí". O último faturamento conhecido, de 2011, foi de 4 milhões de euros.

Fonte: msn.com