Publicado em 29/06/2017 as 2:00pm

ONU: terroristas podem usar impressoras 3D para construir armas

Para especialista, é preciso atenção à relação entre armamento de destruição em massa e avanço acelerado das novas tecnologias.

Grupos terroristas de todo o mundo estão usando cada vez mais as novas tecnologias, como a dark web e as impressoras de três dimensões, para obter armas de destruição em massa. O alerta foi feito nesta quarta-feira (28) pela alta representante das Nações Unidas para o Desarmamento, Izumi Nakamitsu.

"Embora existam importantes obstáculos técnicos que os grupos terroristas precisam efetivamente superar para conseguir as armas de destruição em massa, um número crescente de tecnologias emergentes poderia tornar esta barreira mais fácil de ser ultrapassada", disse Nakamitsu em discurso para o Conselho de Segurança da ONU. "Várias áreas novas de preocupação surgiram, como o uso de veículos aéreos não tripulados, impressoras 3-D e a exploração da chamada dark web", completou.

De acordo com a especialista, os países em geral conseguiram um progresso significativo no sentido de minimizar os riscos de proliferação de armas de destruição em massa, mas ainda há muito a se fazer. Para ela, é preciso analisar melhor a relação entre esse tipo de armamento e o rápido avanço das novas tecnologias.

Fonte: Sputnik Brasil