Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/07/2017 as 6:00pm

Contador é detido por caso de lavagem de dinheiro que afeta os Kirchner

Justiça argentina considera que Cristina Kirchner poderia ser "chefe de uma associação ilícita".

Contador é detido por caso de lavagem de dinheiro que afeta os Kirchner A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner (Foto Juan Mabromata AFP)

O contador argentino Víctor Manzanares foi detido nesta segunda-feira (17) na cidade argentina de Río Gallegos por ordem do juiz do caso conhecido como "Los Sauces", que investiga uma suposta associação ilícita para lavar dinheiro através de uma empresa dos Kirchner.

Segundo a agência estatal de notícias, "Télam", a detenção de Manzanares - que foi assessor do ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007) e de sua esposa, a também ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) - aconteceu em seu escritório na capital da província de Santa Cruz por ordem do juiz federal Claudio Bonadio.

Por este caso, no último dia 4 de abril o magistrado processou a ex-presidente, bem como seus filhos e vários empresários.

O juiz considera que a ex-chefe de Estado, sobre quem ordenou um embargo de 130 milhões de pesos (US$ 7,68 milhões), pode ser "penalmente responsável pelos crimes de participar de uma associação ilícita em qualidade de chefe", além do "crime de lavagem de dinheiro de origem ilícita" agravada por ser funcionária pública e por "negociações incompatíveis".

Tanto Máximo como Florença, filhos de Cristina e Néstor Kirchner, também foram acusados por Bonadio de encabeçar essa suposta associação ilegal.

O caso tenta esclarecer se a imobiliária Los Sauces, criada em 2006 pelo casal presidencial e Máximo, foi usada para receber, mediante arrendamentos dessas propriedades, transferências milionárias dos empresários Cristóbal López e Lázaro Báez, que previamente teriam recebido concessões de obras públicas superfaturadas.

Cristina, que é processada em outros dois casos - uma por associação ilícita e outra por prejuízo econômico ao Estado - negou em várias ocasiões ter cometido os diversos crimes de corrupção dos quais é acusada e disse que se sente vítima de uma perseguição.

Fonte: Agencia EFE

Top News