Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/07/2017 as 7:00pm

Fed decide manter juros nos EUA

Última vez que o órgão elevou os juros foi no dia 14 de junho, pela segunda vez no ano.

Fed decide manter juros nos EUA REUTERS Kevin Lamarque. Foto Sede do Federal Reserve em Washington, D.C, em imagem de arquivo

O Federal Reserve (Banco Central dos Estadso Unidos) decidiu manter nesta quarta-feira (26) a taxa de juros do país na faixa entre 1% e 1,25%. A última vez que o órgão elevou os juros foi no dia 14 de junho, pela segunda vez no ano.

O banco ainda informou que começará a reduzir "relativamente em breve" a enorme carteira de treasuries e títulos lastreados em hipotecas que adquiriu para estimular a economia após a crise financeira de 2008. Essa carteira passou de US$ 1 trilhão em 2008 para US$ 4,5 trilhões atualmente.

Em seu comunicado sobre política monetária após dois dias de reunião, o banco central americano disse que continua esperando "gradativas" altas dos juros à medida que se fortaleça o mercado de trabalho.

O Fed reconheceu que a inflação nos EUA está "um pouco abaixo" da meta anual de 2%. A taxa interanual ficou em 1,6% em junho, o que gerou preocupação pela desaceleração registrada nos últimos meses. Sobre o indicador, o banco central se limitou a apontar que está "monitorando de perto sua evolução".

Por outro lado, o Fed prevê que a atividade econômica nos EUA continuará em "moderada" expansão, tendo como motores os gastos dos consumidores e os investimentos empresariais.

A decisão de não alterar os juros básicos foi prevista pelos mercados - após os aumentos de março e junho -, que ainda têm a expectativa de uma terceira elevação em dezembro deste ano.

A próxima reunião do banco central americano está prevista para 19 e 20 de setembro.

Fonte: g1.globo.com

Top News