Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/07/2017 as 6:00pm

Senado dos EUA aprova sanções contra a Rússia; Putin promete retaliação

Medida também impõe sanções a Irã e Coreia do Norte. Lei deverá ser sancionada ou vetada pelo presidente Trump.

Senado dos EUA aprova sanções contra a Rússia; Putin promete retaliação Vladimir Putin participa de evento na Finlândia. Presidente russo promete retaliar sanções. Mikhail Klimentyev AP

O Senado dos Estados Unidos aprovou de forma esmagadora nesta quinta-feira (27) sanções contra a Rússia, Irã e Coreia do Norte, apesar de objeções do presidente Donald Trump. A lei, que teve o forte apoio de republicanos e de democratas, será agora enviada à Casa Branca para a sanção ou o veto do presidente. Sua aprovação no Senado irritou o presidente russo, Vladimir Putin, e gerou promessas de retaliação da parte dele.

O Senado aprovou a medida, que também impõe sanções a Irã e Coreia do Norte, de forma quase unânime, por 98 votos a 2, com forte apoio tanto dos correligionários de Trump quanto de democratas. A proposta foi enviada à Casa Branca para que Trump decida se a sanciona ou se a veta.

O projeto é a maior proposta de política externa aprovada pelo Congresso dos EUA sob o governo Trump, que tem enfrentado dificuldade para avançar em sua agenda doméstica, apesar de os republicanos controlarem tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado.

Caso Trump decida vetar a medida, ela deve ganhar apoio suficiente nas duas Casas para que o veto seja derrubado e se torne lei.

O projeto com as sanções já foi aprovado pela Câmara dos Deputados por 419 votos a 3.

Laços com a Rússia

A proposta ameaça abalar ainda mais as relações entre EUA e Rússia, que se deterioraram sob o ex-presidente norte-americano Barack Obama.

Trump esperava melhorar esses laços, mas seu governo tem sido abalado por investigações sobre eventual intromissão russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 para ajudar Trump. O presidente nega qualquer conspiração entre sua campanha e Moscou.

Retaliação russa

Putin já negou várias vezes interferência russa na campanha eleitoral norte-americana e disse que Moscou só vai decidir como retaliar quando tiver acesso ao texto final do projeto de lei.

Em uma visita à Finlândia, Putin disse que as sanções propostas pelos Estados Unidos são "extremamente cínicas" e uma tentativa de Washington de proteger seus próprios interesses geopolíticos a custo de seus aliados na Europa.

Investigações sobre a suposta interferência da Rússia na eleição presidencial norte-americana são apenas um sintoma da crescente histeria anti-Rússia nos EUA, disse Putin.

Fonte: g1.globo.com

Top News