Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/08/2017 as 8:00am

Em dia de eclipse, Nasa destaca fotografia astronômica de brasileiro

Imagem capturada no deserto do Atacama mostra o arco da Via Láctea sobre um vulcão.

Em dia de eclipse, Nasa destaca fotografia astronômica de brasileiro Imagem produzida pelo brasileiro Carlos Fairbairn foi publicada pela Nasa - Carlos Fairbairn

No dia do ano mais esperado pelos astrônomos americanos por causa do eclipse solar, a Nasa selecionou como “Imagem Astronômica do Dia” uma fotografia produzida pelo brasileiro Carlos Fairbairn. A imagem foi captada em maio, no deserto do Atacama, no Chile, e mostra o arco da Via Láctea sobre a caldeira de um vulcão extinto.

“Às vezes, o céu simula o chão”, diz o texto de apresentação publicado pela agência espacial americana. “O primeiro plano da imagem engloba a borda da caldeira de um vulcão extinto. Ecoando poeticamente o mergulho abaixo está o arco da nossa galáxia da Via Láctea acima”.

A agência americana destaca que a fotografia mostra ícones da vista noturna do Hemisfério Sul, com o Centro da Via Láctea à esquerda, seguido pelo brilho alaranjado da supergigante vermelha Antares, o Cruzeiro do Sul ao centro, e os tons vermelhos da Nebulosa de Gum fechando o arco.

“Logo acima do horizonte e dividindo dois picos vulcânicos distantes está a Grande Nuvem de Magalhães, a maior galáxia satélite da Via Láctea”.

Diariamente, a Nasa publica uma fotografia astronômica escolhida entre trabalhos produzidos em todo o mundo, sobretudo por astrônomos profissionais armados com potentes telescópios, o que não é o caso do brasileiro.

— Em um dia tão especial como esse, com o mundo antenado em uma efeméride astronômica é duplamente especial ter uma foto minha publicada pela Nasa — disse Fairbairn.

A imagem foi produzida no altiplano chileno, a duas horas de viagem da cidade de San Pedro de Atacama. A maior dificuldade, contou o fotógrafo, foi suportar o frio e a altitude de 4.800 metros no local.

— O grande barato dessa publicação é que muitas pessoas ligadas em astronomia ao redor do mundo podem ver a imagem e ler o texto feito pela própria Nasa sobre os objetos celestes — disse Fairbairn.

Fonte: oglobo.globo.com

Top News