Publicado em 5/09/2017 as 7:00am

Irma se transforma em furacão de categoria 4; Flórida e Porto Rico decretam emergência

Furacão tem ventos de 215 km/h e oscilações de intensidade à medida que se aproxima do Caribe. Previsão é de que impacto sobre Porto Rico aconteça na quarta-feira.

Irma se transforma em furacão de categoria 4; Flórida e Porto Rico decretam emergência Imagem da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica mostra o furacão Irma na segunda-feira 4. Foto HO-NOAA-RAMMB-AFP

O furacão "Irma" subiu para a categoria 4 e mantém suas oscilações de intensidade, enquanto continua seu deslocamento sobre o Atlântico rumo ao Caribe, informou nesta segunda-feira (4) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Irma", o quarto furacão da temporada no Atlântico, apresenta ventos máximos sustentados que aumentaram para 215 km/h e se esperam rajadas mais fortes nas próximas 48 horas, antecipou o NHC em seu último boletim, de acordo com a agência EFE.

O governador da Flórida, Rick Scott, decretou estado de emergência em todos os 67 condados do estado devido à proximidade do furacão.

Mais cedo, a mesma medida havia sido adotada pelo governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, que também ativou a Guarda Nacional após o NHC declarar uma vigilância de furacão para a ilha perante a passagem do Irma.

Rosselló concedeu uma entrevista coletiva ao lado de chefes de agência na qual afirmou que estão suspensas de forma imediata as aulas e que os funcionários públicos terminarão nesta terça-feira sua jornada de trabalho ao meio-dia, já que o impacto de Irma em Porto Rico é esperado na quarta-feira.

Há também uma vigilância para as ilhas caribenhas de Antigua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristovão-Nevis, bem como para as ilhas de Saba, Santo Eustáquio e São Martinho.

Fonte: g1.globo.com