Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/09/2017 as 12:00pm

Porto Rico fica completamente devastado após furacão Maria

Devastado pela passagem do furacão Maria, Porto Rico avaliou nesta sexta-feira (22) a dimensão dos danos causados pelas tempestades, que deixaram mais de 20 mortos no Caribe.

Devastado pela passagem do furacão Maria, Porto Rico avaliou nesta sexta-feira (22) a dimensão dos danos causados pelas tempestades, que deixaram mais de 20 mortos no Caribe. Território dos Estados Unidos, a região ficou sem eletricidade e incomunicável. Segundo o último balanço, 13 pessoas morreram e 700 foram resgatadas no local depois da passagem do Maria.

O furacão, agora rebaixado para a categoria 3 - depois de atingir a categoria máxima de 5 - deixou duas vítimas fatais em Guadalupe, 15 em Dominica, 13 em Porto Rico e três no Haiti. Mas é em Porto Rico que a situação é mais grave.

Estão previstas chuvas torrenciais que deverão agravar as inundações no território de 3,4 milhões de habitantes, que poderão ficar sem eletricidade durante vários meses e com uma rede de telecomunicações quase totalmente destruída. O presidente norte-americano Donald Trump declarou o território "zona de grande desastre", o que libera fundos ilimitados de ajuda federal para a ilha. "Porto Rico está totalmente devastado e em um estado muito delicado", explicou Trump na quinta-feira (21).

O governador Ricardo Rosselló alertou que as coisas podem ficar ainda piores. "O que provoca mais mortes neste tipo de evento é a chuva", explicou, recordando que a ilha sofre com as tempestades deixadas pela cauda do furacão Maria, apesar do olho do furacão já estar quilômetros mar adentro. "Antecipamos que seria o maior desastre do século em Porto Rico e efetivamente o foi", acrescentou Rosselló.

Água até o segundo andar

Um vídeo difundido nas redes sociais por uma moradora do bairro de Toa Baja, em Porto Rico, mostra a água invadindo o segundo andar de sua casa. "Estamos presos, Deus nos ajude. Não podemos fazer nada", lamenta a mulher. "Não podemos subir no telhado por causa do vento, vejam as ondas", acrescenta.

Durante a noite, dezenas de famílias foram resgatadas deste bairro, um subúrbio da capital de San Juan, que inundou quando um lago transbordou. "Todos nós vivemos a pior noite de nossa vida, mas temos uma grande força interior", comentou Iris Rivera, de 53 anos, habitante da capital. "Todo mundo está ajudando a limpar a cidade, a organizar o trânsito, a apoiar seu vizinho".

Ocean Park, uma zona turística de San Juan, também está debaixo da água. Residentes presos no segundo andar de suas casas observam a inundação, enquanto outros, em botes e caiaques, verificam se seus vizinhos estão bem. Vários comércios foram saqueados e não se notava muita presença policial, apesar do governo ter divulgado informações sobre várias prisões. O governo porto-riquenho declarou ainda o toque de recolher noturno e estendeu a Lei Seca até sábado.

"A San Juan que conhecíamos desapareceu", afirmou a prefeita da capital, Carmen Yulin Cruz, que alertou que a ilha poderá ficar privada de eletricidade por um período de quatro a seis meses.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News